Instagram para os negócios


Compartir nota en:

Instagram para os negócios: como aproveitar o máximo desta rede?

O Instagram lança cada vez mais novidades e aplicações para que as marcas possam ser vistas da melhor maneira e vender mais.

Com mais de 700 milhões de usuários mensais, segundo publicou recentemente o The Next Web, esta poderosa rede social não pode ficar fora dos planos de marketing de uma empresa.

José Abuchaem – Cofundador e CMO da Nuvem Shop – expressou em uma de suas palestras na recente edição do eCommerceDay em Buenos Aires: “Para moda e decoração, essa rede é fundamental, 80% de nossas lojas desses segmentos canalizam suas vendas através dessa rede social”.

Por isso, para aqueles que as marcas já têm uma conta – e/ou para os que acabam de iniciar – os especialistas da Nuvem Shop elaboraram uma série de recomendações para aproveitar ao máximo o Instagram e fazer com que os negócios cresçam.

Primeiro, montar um perfil comercial. Como fazer?: Muito simples! Se já existe uma conta, devemos escolher a opção “Mudar para perfil comercial”. Para concluir o Instagram, é preciso vinculá-lo a uma página do Facebook. E se ainda não há um usuário no Instagram, este deve ser criada do zero, já vinculado ao Facebook.

Quais benefícios tem o perfil comercial? Criar ou migrar para este tipo de perfil oferece uma oportunidade de acessar dados de forma que seja possível conhecer o valor de cada post e potencializar esta comunicação de acordo com o interesse da audiência.

Revisar e potencializar a audiência: O seguinte passo é analisar a audiência. Todos os nossos clientes nos seguem nessa rede? Se ainda não os informamos que contamos com uma conta no Instagram, esse é o momento. Se gostam de nossa marca, certamente irão querer estar a par das novidades.

O que postar? Há maneiras efetivas de criar conteúdo interessante, de forma original, e gerar engajamento; isto é, compromisso e adesão com a marca. Mostrar os bastidores do negócio é uma das formas, porque humaniza e gera proximidade. Criar conteúdo inspirador é outro modo. Faz calor? Talvez possa antecipar o verão com uma imagem conceitual e adiantar algo da próxima coleção. Em todos os casos, devemos cuidar dos detalhes estéticos e mostrar nossa melhor versão.

Novidades e produtos: Nossa participação em eventos, novidades, lançamentos, promoções etc. São boas razões para criar conteúdo e manter nossos seguidores atualizados.

Valorizar o que postamos: Se criamos conteúdo útil e relevante, poderemos aproveitar a funcionalidade de posts patrocinados com um “call to action” (ou chamado para a ação), para convidá-los ao site por exemplo. As ferramentas de medição que o Instagram oferece permitem conhecer nossa comunidade, entender o que mais gostam e desenvolver um intercâmbio com ela.

Influencers. Sim ou não? Certamente, essa rede pode ser potencializada com influencers. Identificar essas pessoas que coincidem com os nossos valores de marca, estilo, etc. e apresentá-las nossa proposta pode ser um ótimo recurso. No entanto, há um tipo de influencer que é o mais infalível de todos, o cliente satisfeito. Podemos criar um hashtag para convidá-los a compartilhar, ficar atentos às suas menções e gerar muito engajamento com isso. Um cliente feliz contagia e gera ainda mais confiança e credibilidade para a marca.

Como aumentar os seguidores? Uma tática pode ser o “follow por follow”. Encontrar contatos interessantes e segui-los. Normalmente, se os identificarmos corretamente, nos seguirão de volta. Também se conhece a regra de cada 1000 likes, 6 seguidores. Dedicar tempo em curtir perfis que tenham a ver com nossa marca pode contribuir para aumentar nossa comunidade. Desde já, o modo mais adequado de fazer crescer nossa rede é gerar conteúdo de qualidade para atrair e manter a audiência.

Usar tags: Usar tags, etiquetas e/ou hashtags (palavras precedidas pelo #), permitirá que quem busque produtos e/ou serviços como os que oferecemos nos encontrem mais facilmente. O importante é vincular as hashtags a palavras-chave e não abusar delas. Mais de 3 podem saturar... Cada recurso deve ser utilizado em sua justa medida.

Compartilhar stories: As stories tem ganhado um grande espaço, já que as pessoas em geral não estão tão suscetíveis a receber informação comercial das marcas em suas redes, mas são receptivas a notícias sobre um estilo de vida ou cultura que pode se associar à marca. As fotos, vídeos, ou loops que são postados desaparecem nas 24 horas seguintes e não deixam rastro no feed. Isto permite compartilhar histórias todos os dias e abrir um canal de maneira frequente sem saturar. Além disso, outra das enormes vantagens é que permite incluir um link na publicação; dessa forma, os seguidores poderão ingressar de maneira direta onde queremos orientá-los.

Link na bio: Colocar um link na bio é indispensável, já que é o único lugar “clicável” do Instagram – além das stories . Para qualquer loja online, é fundamental que um seguidor possa rapidamente entrar e ver seus produtos, caso esteja interessado, e ter esse link facilita esse caminho.

O Instagram está demonstrando que é uma ferramenta de grande alcance para criar uma conexão direta entre marcas e consumidores. Seguir estes conselhos elaborados pela Nuvem Shop, nos permitirá profissionalizar e colher os frutos dessa poderosa rede. 

TOP