Empreender é um desafio para enfrentar com amigos


Compartir nota en:

Nos momentos difíceis, o apoio de um amigo nos ajuda a seguir em frente e os momentos felizes são desfrutados em dobro. Os fundadores da Nuvem Shop - uma startup que desenvolve lojas virtuais, criada por um grupo de amigos que estudaram juntos - contam sua experiência.

“Se queres ir rápido, caminhe só; mas se queres chegar longe, vá acompanhado” diz um conhecido ditado africano. E o ponto é, sem dúvidas, saber escolher esses companheiros de viagem, porque nem todos têm “potencial de sócio”, nem todos estão dispostos a conviver diariamente ou a confiar.

Santiago Sosa, José Abuchaem, Martín Palombo, Alejandro Vázquez e Alejandro Alfonso - fundadores e sócios da Nuvem Shop - falam sobre a experiência de empreender entre amigos e dos desafios para manter a seriedade e o profissionalismo no dia a dia de trabalho.

“As pessoas que querem empreender devem pensar em seus futuros sócios e colegas como pessoas com quem vão ter que estabelecer relações a longo prazo, passar muito tempo juntos, momentos muito difíceis e sacrificantes. Por isso, é importante que haja química e, se por um lado a amizade não é uma condição necessária, por outro é uma base sólida para enfrentar adversidades.” afirma Santiago Sosa, CEO e Co-fundador da Nuvem Shop, primeiro app de plataformas de e-commerce da América Latina.

José Abuchaem - CMO e Co-fundador da Nuvem Shop -, Martín Palombo - CPO e Co-fundador - e Santiago Sosa se  conheceram enquanto cursavam Engenharia da Computação na faculdade e se tornaram amigos durante o início e os primeiros anos de estudo. A graduação exigia muitos trabalhos práticos em grupo e isso os levou a trabalhar juntos e conhecer os tempos e dinâmicas de cada um.

“Fizemos muitos trabalhos da faculdade em conjunto e criamos um grupo de estudo para as provas. Assim decolou a relação de amizade, mas também com um toque profissional, porque durante os últimos anos da carreira, começamos um primeiro empreendimento juntos e isso nos deu a chance de nos conhecer em outro ambiente, de trabalho. A medida que continuávamos o projeto, fomos gostando muito da forma que trabalhávamos em equipe e decidimos seguir juntos. Por isso, quando surgiu a ideia da Nuvem Shop, a equipe já estava pronta.”, recorda José. A essa mesma equipe também se juntaram Alejandro Vázquez, CSO e Co-fundador - e Alejandro Alfonso - CTO e Co-fundador.

Abuchaem destaca que o momento-chave compartilhado por eles aconteceu quando decidiram  encarar a Nuvem Shop como um projeto sério e dividir suas funções. “Decidimos quem ia fazer cada coisa e como íamos nos organizar depois do projeto. Foi um momento chave para garantir que estávamos todos na mesma sintonia, pensando o mesmo e não gerar situações difíceis para o futuro por termos expectativas diferentes.”

Martin Palombo assinala: “Algo super positivo que a amizade carrega é a confiança. E isso resulta em muita honestidade, fundamental para poder trabalhar de forma construtiva. Recebi muito feedback dos meus amigos, que me fizeram melhorar muito como pessoa e profissional.”

A difícil tarefa de emprender e por que fazer isso com amigos?

Sobre a missão de empreender, Santiago destaca a importância de que todos entendam que estão unidos por um propósito profissional e que todos tenham as expectativas alinhadas.

“Empreender é como uma montanha-russa de emoções e poder encará-la com amigos é inestimável. Há momentos muito duros, onde a força de um amigo pode ajudar a seguir adiante. E, também, momentos muito felizes, que são ainda melhores quando compartilhados com amigos”, explica Martin.

Ser amigo do seu sócio, ser sócio do seu amigo

“Ao ser sócios, dividimos muitas atividades além do trabalho, que se organizam entre as pessoas da empresa, como uma espécie de “after office”. No entanto, como em todas as amizades, temos momentos onde nos vemos mais, ou menos, fora do trabalho. O importante é que a amizade segue forte como no início – acrescenta Palombo -. Também aprendi que, se nos vemos todo dia, não necessariamente significa que estamos compartilhando tempo de ‘qualidade. É importante regar a planta da amizade.”

Sobre o valor da amizade, José salienta que “na Nuvem Shop, não somente os fundadores são amigos, temos vários casos de amizade no dia a dia do trabalho. Sempre que abrimos uma busca por novos talentos, pedimos à equipe que nos recomende pessoas conhecidas e, muitas das vezes, as contratamos. É bom para a empresa porque sabemos que o candidato vem recomendado por alguém interno, que conhece nossa cultura e valores; e também é bom para as pessoas, que podem trabalhar com quem gostam e têm um vínculo pessoal, além do trabalho”.

Quando a amizade se une com o trabalho, os amigos começam a desenvolver um projeto juntos e decidem que querem se ver todos os dias, é sem dúvida um marco na relação que, se bem administrada, pode potencializar tanto os aspectos pessoais como profissionais de cada um. 

TOP